Acesse nosso site

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Check List


Caro pescador, nosso objetivo neste check list é repassar uma lista de materiais indispensável para uma boa pescaria. A lista a baixo foi baseada em nossas vivência pessoal e informações colhidas junto  a outros amigos pescadores. Lembrando que a lista não é uma regra, pois sempre tem algo a acrescentar.
Esse check list foi adequado para uma pesca diurna.

* Maleta : Transporta e protege o material de quedas, e é muito fácil de organizar.


* Bolsa : Transporta e protege o material de danos. Ponto positivo é que na hora de carregar no ombro pela alça  você ficara  com as mãos livres, pois é muito importante quando se pesca em cima de pedras. Dessa forma você terá bastante equilíbrio .


* Bolsa para Vara : Ajuda no trasporte de vários caniços ao mesmo tempo, ele protege passadores e ponteiras. Alguns modelos permitem o transporte das esperas e secretárias em um bolso adicional, são perfeitos.

* Varas : Recomendamos caniços com tamanhos e potências variadas, para se pescar distâncias diferentes.


* Molinetes ou Carretilhas : Modelos compatíveis à cada tipo de pesca.


* Arranque Cônico : Essa linha é responsável por aguentar o tranco do arremesso e auxiliar na retirada dos peixes.


* Linhas de Monofilamento ou Fluorcarbono : essas não podem faltar, pois usamos para a confecção de chicotes e de pernadas recomendas ter diversas espessuras.



* Chumbadas : Recomendamos que o pescador sempre leve uma gama de variedades, modelos e pesos diferentes. Dica: ultimo recurso o chumbo garra.               



* Dedeira : Ela é responsável de proteger o dedo na hora dos arremessos mais longos ou quando usamos chumbadas mais pesadas.



* Chicotes : Ideal você sempre levar variedades de modelos, tamanhos e espessuras diferentes de linha. Exemplo:  barra leve, barra media e barra pesada.



*Anzol : Esse item é uma das partes mais importantes e, as vezes, a mais negligenciada pela a maioria dos pescadores. Não economize em anzóis, compre as marcas de sua confiança, recomendamos modelos e tamanhos variados. Dica: anzol maruseigo nos tamanhos 10 ao 18 resolve em todas as situações.
(VER: http://surfcastingce.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid=105)





* Porta Anzol : Serve para acomodar os anzóis empatados e manter as pernadas sempre esticadas, dessa
forma a apresentação das iscas é mais eficaz.



* Porta Isca : Serve para acomodar pequenas quantidades de iscas, dessa forma você sempre usará iscas frescas.



*  Elastricot : Linha usada para amarrar a isca no anzol,  garantindo que ela chegue onde queremos arremessar. Vale lembrar aqui que ele não impede o roubo das mesmas por peixes mais espertos.




* Porta Elastricot : Esse modelo é o mais indicado pois é totalmente a prova d´água. Desta forma conserva o elastricot sempre novo, sem risco de quebra e perder a ponta. Dica : sempre tenha um elastricot extra para evitar surpresas.



* Desembuchador : É uma ferramenta usada para retirada de anzóis embuchados com maior rapidez e sem danificar anzóis e pernadas.


* Agulha de iscar : Tubo que auxilia na iscada de iscas grandes em anzóis médio, tornando sua apresentação mais atrativa.
(VER: http://surfcastingce.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=62&Itemid=103)



* Girador : A função do girador é evitar a torção da linha.

* Snap : É um grampo confeccionado em aço inoxidável que sua função é dar movimento às iscas artificiais, facilitar a troca e na pesca de praia é usado na parte de baixo do chicote para facilitar a troca de modelos de chumbadas.



* Tesoura : É útil para cortar as iscas, linhas etc.

* Alicate de Bico : Esta ferramenta é indispensável para a retirada de anzóis, garateias e ferrões.


* Esperas : Podem ser feitos em cano de PVC ou alumínio servem de apoio para os caniços na espera.




* Secretário : Usada para apoiar miudezas e iscas cortadas ou preparadas para uso, de muita praticidade para diminuir as caminhadas até a bolsa de pesca.

* Iscas : em nossas praia, a isca mais utilizada é o camarão, que pode ser iscado inteiro ou em filés.



* Caixa Térmica : Indispensável para a conservação das iscas, frutas água, bebidas e peixes.



* Faca : Usada para cortas iscas, como filés de peixes e para escamar.



* Bota de Neoprene : Item indispensável na pesca desembarcada em pedras, mangues e açude, e na pesca de praia protege caso o pescador pise em algum peixe com esporão ou  em algum anzol.


* Boné : Esse modelo é o mais indicado, pois protege o rosto pescoço e orelha e evita muita dor de cabeça.



* Óculos Polarizado : A função do óculos polarizado é minimizar o reflexo do sol sobre a superfície da água, protege os olhos de pontas de varas e de iscas artificiais e na pesca de praia auxilia na visualização de buracos e canais.






* Camisa manga longa : Durante o dia protege muito bem do sol a noite do frio, de preferência as cores claras absorvem menos calor.
* Protetor Solar : Este tem a função de proteger nossa pele dos raios solares.


 Check list  noturno : Lembrando que essa segunda lista, você simplesmente vai adicionar à primeira.

* Lanterna de cabeça : Ajuda na troca de isca e montagem de material e visualizar os peixes na hora da retirada.

* Lampião : Muito usado também na procura de iscas na beira da praia como o grauçà (ocypode quadrata) mada mais é que caranguejo amarelo.








* Luz de Emergência : Usamos fixada no secretário,tem ótima iluminação.






*Luz Química : Usamos na ponta do caniço para detectar a batida dos peixes e também serve como atrativo na pesca das espadas.





Autor : Mário Sérgio Clemente Rodrigues

Boa pescaria!!!!!








2 comentários: