Acesse nosso site

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pescando Tucunaré do Barranco


Olá amigos do SurfcastingCE, neste nosso novo texto abordaremos a pesca do tucunaré como é mais praticada em nosso Estado, a pesca do barranco.
Nos açudes, lagoas e represas onde o tucunaré se faz presente, e não são poucas, as espécies mais encontradas são o amarelo (Cichla monoculus ) e o pinima (Cichla pinima), este último de maior porte. Pela limitação imposta pela pesca do barranco, os exemplares capturados raramente passam de 2~3Kg, peixes acima desse peso são raros devido a pesca predatória em açudes públicos.
A maioria dos peixes capturados são de até 1,5Kg, o que já dá uma excelente briga se pego com material leve e do barranco, onde estamos mais próximos às estruturas, o que valoriza ainda mais sua captura. Descreveremos abaixo o material que achamos ser recomendado para este tipo de pescaria, bem como acessórios que ajudam na segurança e praticidade da pescaria.
1- Caniços: Os caniços mais indicados são de 5'3" a 6' na classe média e média-rápida com cast entre 3/8 e 3/4 de Oz. e resistência entre 14 e 20lb.




2- Molinetes ou Carretilhas: Molinetes do tamanho 1500 a 2000 são sufucientes bem como carretilhas de perfil baixo com boa regulagem, baixo peso e freio eficiente resolvem o problema.










3- Linhas e Leaders: Linhas de multifilamento com 20lb de resistência e de boa qualidade são suficientes, atadas a 1m de leader de fluorcarbono entre 0,40 e 0,50mm, dependendo da quantidade de estruturas abrasivas do local da pescaria. O melhor nó para este fim é o nó SF que aparece na foto abaixo.



4- Iscas: As iscas a serem utilizadas devem ser as mais variadas possíveis, plugs de meia água e superfície entre 6 e 9cm de cores e trabalhos variados e jigs confeccionados com penas, pelos ou fibras sintéticas com várias cores e pesando entre 7 e 15g são ideais. (na minha opinião os melhores jigs são os com 10g)






5- Acessórios indispensáveis ao conforto e a segurança da pescaria são:

Alicate de contenção (boga-grip).



   Snaps para a troca rápida de iscas, alicate de bico, estojo de iscas impermeável, colete salva-vidas, óculos polarizado, boné, bota de neoprene, blusa de manga longa e calça.


No mais é so seguir a um bom local de pesca e se divertir com segurança e conciência, pois apesar de o tucunaré ser uma espécie exótica devemos ter conciência e soltar exemplares pequenos que insistem em atacar nossas iscas. É muito bom saborear com a família um tucunaré, mas não por isso devemos matar uma infinidade de peixes para contar e se vangloriar aos amigos nas conversar sobre pesca.







Boa pescaria a todos!!!!!

Autor: Denylson Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário