Acesse nosso site

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Que linha usar na Pesca de Praia

As linhas mais utilizadas e indicadas para a pesca de praia são as de monofilamento nas bitolas de 0,16mm a 0,25mm ou linhas de multifilamento de 0.08mm a 0,17mm. Ambas têm vantagens e desvantagens sendo, em nossa opinião, ideal que o pescador possua nas carretas do molinete os dois tipos, abastecendo uma com mono e outra com multifilamento.
Os arranques são linhas mais grossas unidas à linha principal por meio de cola ou nó e têm por objetivo aguentar o tranco na hora do arremesso e auxiliar na retirada de um peixe maior no momento final da briga. Os modelos mais usados são os arranques cônicos para linhas mestras de monofilamento. Estes arranques são feitos de monofilamento com 15 metros e iniciam-se com bitolas variando de 0,16 a 0,23mm e terminam e bitolas de 0,47 a 0,57mm, ficando a escolha a cargo do pescador.
No caso dos multifilamentos devido à grande resistência, podemos amarrar de 8 a 10m de um bom multifilamento 0,28mm ou 0,32mm e estará feito o arranque. Existem arranques cônicos de multi, mas são raros no Brasil e seu alto custo não compensa sua utilização.



 Denylson Prado

2 comentários:

  1. Hola amigos. Tuve el gusto de conocer su país en el 99. Estuve en el Puerto de El Ferrol/ Madrid / Valencia y en la isla de mis abuelos Mayorca. Lamentablemente, debido a la depredación en mi país yo no queda muy buena pesca desde costa. Cuando era chico las corvinas de 25 kg es cosa común (tengo 46) Los molesto porque quería preguntarle si ustedes estan usando el monofilamento para surfcasting y de que manera lo hacen. Uso reel rotativo o giratorio.
    Muchas gracias. Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas amigo. Comprei uma sumax surf coast grafite im12 casting 100 a 150g. E estou perdido sem saber que linha usar nela. Pior que o molinete que comprei é 12.000 para linha 0.50 a 0.65 e não sei se terá problema em usar uma linha 0.25mm nesse molinete.

    ResponderExcluir