Acesse nosso site

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pescaria de Baby Tarpons (Pemas) no Rio Ceará em 07/10/2012

Neste último domingo de eleições , eu e  Mário Sérgio aproveitamos o convite e as vagar no bote do amigo Pablo Alencar para fazer uma pescaria de Camurins (robalos) e de Pemas ( baby tarpon) no Rio Ceará. Infelizmente como nos últimos tempos estamos pescando de acordo com a possibilidade e não de acordo com a maré, neste domingo pegamos uma maré de baixa amplitude, chegamos com maré cheia a 2,2m e a mesma secou até 1m somente que é uma amplitude muito pequena para o normal aqui do Ceará.
Devido a esse fator o peixe ficou muito espalhado no rio e não se concentrou nos canais onde o amigo Pablo relata ótimas pescarias de Tarpons e de Camurins, mesmo assim partimos pra luta pois pra quem gosta de pescar quanto maior o desafio mais valorizada é a captura.
Uma coisa que me chamou muito a atenção foi a preservação do manguezal do Rio Ceará, apesar do lixo na água a mata ciliar é bem preservada.
Algumas imagens da partida de um ponto perto da Ponte sobre o Rio Ceará:











Ao chegarmos ao ponto de pesca avistamos alguns pemas subindo para respirar e denunciando sua presença, rumamos ao ponto onde eles estavam mas nada de ação, apenas algumas refugadas nas iscas, tentamos jumping jigs no fundo e também nada então decidimos ir descendo o rio e arremessando rumo à margem onde perdi um pema na hora do pulo. Num ponto mais a frete quando um pema subiu para respirar arremessei a isca de meia água um pouco a sua frente e no recolhimento rápido, contrariando o padrão, entrou o primeiro pema que peguei na vida e consegui embarcar e que foi devidamente solto depois das fotos.










Depois de mais algumas fisgadas perdidas pelo Pablo e pelo Mário Sérgio consegui embarcar um pema menor que tive que soltar rápido devido aos ferimentos da garatéia no corpo e conseguir embarcar outro um pouco maior, também na isca de meia água com trabalho rápido, esse já deu uma ótima briga e belos saltos característicos da espécie.






 Devido ao horário tivemos que encerrar a pescaria e voltar pra casa, mesmo não sendo uma boa pescaria, segundo o Pablo, valeu bastante o passeio e o desafio de adicionar uma espécie nova no curriculum de pescador, o Tarpon é realmente um peixe espetacular e que proporciona uma ótima briga.
Aproveito aqui para pedir consciência à quem for pescar baby tarpons, lembrem-se que é uma espécie que passa fácil dos 60Kg, logo é um crime matar peixes pequenos como os que foram mostrados nessa matéria.
É isso pessoal, até a próxima pescaria.

Autor: Denylson Prado





Um comentário:

  1. Muito boa essa pescaria, sucesso pra vocês e que venham tarpons maiores.

    ResponderExcluir