Acesse nosso site

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pescaria de Baby Tarpons (Pemas) no Rio Ceará em 07/10/2012

Neste último domingo de eleições , eu e  Mário Sérgio aproveitamos o convite e as vagar no bote do amigo Pablo Alencar para fazer uma pescaria de Camurins (robalos) e de Pemas ( baby tarpon) no Rio Ceará. Infelizmente como nos últimos tempos estamos pescando de acordo com a possibilidade e não de acordo com a maré, neste domingo pegamos uma maré de baixa amplitude, chegamos com maré cheia a 2,2m e a mesma secou até 1m somente que é uma amplitude muito pequena para o normal aqui do Ceará.
Devido a esse fator o peixe ficou muito espalhado no rio e não se concentrou nos canais onde o amigo Pablo relata ótimas pescarias de Tarpons e de Camurins, mesmo assim partimos pra luta pois pra quem gosta de pescar quanto maior o desafio mais valorizada é a captura.
Uma coisa que me chamou muito a atenção foi a preservação do manguezal do Rio Ceará, apesar do lixo na água a mata ciliar é bem preservada.
Algumas imagens da partida de um ponto perto da Ponte sobre o Rio Ceará:











Ao chegarmos ao ponto de pesca avistamos alguns pemas subindo para respirar e denunciando sua presença, rumamos ao ponto onde eles estavam mas nada de ação, apenas algumas refugadas nas iscas, tentamos jumping jigs no fundo e também nada então decidimos ir descendo o rio e arremessando rumo à margem onde perdi um pema na hora do pulo. Num ponto mais a frete quando um pema subiu para respirar arremessei a isca de meia água um pouco a sua frente e no recolhimento rápido, contrariando o padrão, entrou o primeiro pema que peguei na vida e consegui embarcar e que foi devidamente solto depois das fotos.










Depois de mais algumas fisgadas perdidas pelo Pablo e pelo Mário Sérgio consegui embarcar um pema menor que tive que soltar rápido devido aos ferimentos da garatéia no corpo e conseguir embarcar outro um pouco maior, também na isca de meia água com trabalho rápido, esse já deu uma ótima briga e belos saltos característicos da espécie.






 Devido ao horário tivemos que encerrar a pescaria e voltar pra casa, mesmo não sendo uma boa pescaria, segundo o Pablo, valeu bastante o passeio e o desafio de adicionar uma espécie nova no curriculum de pescador, o Tarpon é realmente um peixe espetacular e que proporciona uma ótima briga.
Aproveito aqui para pedir consciência à quem for pescar baby tarpons, lembrem-se que é uma espécie que passa fácil dos 60Kg, logo é um crime matar peixes pequenos como os que foram mostrados nessa matéria.
É isso pessoal, até a próxima pescaria.

Autor: Denylson Prado





2 comentários:

  1. Muito boa essa pescaria, sucesso pra vocês e que venham tarpons maiores.

    ResponderExcluir
  2. VISION VINTAGE AVUTAGE AVUTAGE AVUTAGE AVUTAGE
    In titanium pans this video titanium ingot I'll present titanium ore terraria you titanium knee replacement my vintage titanium trim walmart VISION AVUTAGE AVUTAGE AVUTAGE AV (2017). 1, VISION VINTAGE AVUTAGE AVUTE.

    ResponderExcluir