Acesse nosso site

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pescaria de Tilápias 23/09

Olá pessoal, vou relatar aqui uma pescaria que fiz junto com meu pai, Ednailson Prado em um pesque-pague próximo a Fortaleza.
Ao contrário do que muitos imaginam erradamente, pescaria em pesque-pague têm suas técnicas e macetes, e já vi muita gente que pensa que é fácil saindo sem peixe algum, além do mais, é uma ótima opção para levar a família e iniciar os filhos na arte da pesca, já que a maioria dos pesque-pagues conta com estrutura para o lazer do restante da família também.
O pesqueiro em questão é o Pesque-pague Piamarta, muito conhecido dos pescadores cearenses e que tem em seu lago ótimos exemplares de tilápias, alguns tucunarés, tambaquís, traíras e, acreditem, já peguei até bodó no anzol.
O pesqueiro conta com um lago grande bem arborizado, estacionamento, restaurante self-service, piscina e o serviço de limpeza de peixes é gratuito. Caso o pescador deseje comer o próprio peixe pescado é cobrada uma taxa para a fritura do mesmo.


Nas minhas pescarias o peixe alvo sempre é a tilápia, que chegam a pesar 2Kg no lago do pesqueiro, e como gosto de pescá-las com caniço sem molinete, para aproveitar melhor a briga, uso o material mais simples e discreto possível, já que a tilápia é um peixe manhoso e temos que apresentar a isca com certa sutileza para conseguirmos pegar as maiores.
Um erro que vejo com frequência é no super dimensionamento do material usado nos pesqueiros. Vejo pescadores com enormes bóias, anzóis e iscas maiores ainda, tudo sem necessidade.
Uso caniços de 3,60m telescópico de gomo pequeno para facilitar o transporte, linha monofilamento NIGHTGAME 0,34mm, com uma bóia simples na linha e na ponta um anzol maruseigo próprio para a pesca com massa (uns que vem com uma molinha) da marca PETERSEN, tamanho 14 ou 16 são suficientes e uso também um suporte para o caniço para dar uma descansada no braço. O pesqueiro vende um tipo de massa feita com a ração que os peixes são alimentados mas eu prefiro levar a própria massa pronta, uso a da marca PETERSEN TRADICIONAL  e tem mostrado ótimo resultado sempre.



Três dicas simples e geralmente esquecidas:
1ª- Assim que chegar no ponto escolhido joguem um pouco da massa na água para atrair os peixes enquanto você monta o material, faça uma bola grande para que vá se desfazendo aos poucos e ter maior atração.
2ª- Não exagere no tamanho da isca, as grandes tilápias são muito manhosas e ficam bastante tempo com a massa na boca antes de engolirem, observe os movimentos da bóia e só ferre quando esta fundar totalmente.
3ª- Vale a mesma regra da pesca de praia, sempre deixe a ponta do anzol para fora da bolinha de massa, melhora o número de fisgadas.



























































No mais é só aproveitar a folga com a família e brigar com boas tilápias.
Grande abraço a todos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário